domingo, 31 de outubro de 2010

Sobre o espetáculo AS CATIRINAS e Ficha Técnica

O ESPETÁCULO
O espetáculo “AS CATIRINAS – uma comédia tradicional popular” representa a cena cotidiana das ruas e praças brasileiras e a identidade do povo nordestino através da perspectiva do artista popular tradicional, com desafios e muita descontração sob um imenso céu de estrelas e, bem abaixo delas, um velho picadeiro, improvisado com refletores de lua e sol. Palco de Areia que se renova todo dia em cada sorriso de um novo lugar.
Em cartaz ininterruptamente a mais de sete anos, o espetáculo experimentou circuitos itinerantes em diversos municípios do estado do Ceará (Fortaleza, Horizonte, Guaramiranga, Caucaia, Iparana, Tauá, Iguatu – parte do sertão central e região sul – Cariri, Juazeiro do Norte, Crato, Nova Olinda, Assaré, Salitre, Campos Sales, Amaro, entre outros), também esteve presente nas cidades\estados de Belo Horizonte-MG, Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP e Rio Branco-Acre. Também percorreu países como Bolívia, Colômbia, México e Cuba, tendo atingido um público médio estimado em 25.000 (vinte e cinco mil) espectadores.
Assim, movidos pelo desejo de compartilharmos nossas produções artísticas com um público até então esquecido pelos grandes circuitos de cultura itinerante, lançamos esta proposta a experimentação de novo espaço multiplicador, através do presente projeto PALCO DE AREIA onde o alternativo espaço público da beira-mar, se torna palco agradável de um grande espetáculo para um grande público. Palco de Areia para os pés descalços que procuram refúgio na paisagem, onde olhos e ouvidos encontrarão cultura e entretenimento.
Estes povoados e colônias de pescadores, mais de que fartura de peixes nas redes de pesca cotidiana possui mestres tradicionais: fontes da fartura de saberes e ofícios – um patrimônio imaterial de valor inestimável, que muito têm a somar ao trabalho de pesquisas e experimentações desta Cia. de artistas mambembes – quando estabeleceremos a necessária troca de experiências entre mestres, artistas e público, valorizando o intercâmbio entre o saber tradicional e contemporâneo para o fortalecimento de nossa cultura brasileira.




FICHA TÉCNICA DA CIRCULAÇÃO

Espetáculo AS CATIRINAS – Uma comédia tradicional popular

Release:
O espetáculo “AS CATIRINAS – uma comédia tradicional popular” representa a cena cotidiana das ruas e praças brasileiras e a identidade do povo nordestino através da perspectiva do artista popular tradicional. É através da milenar arte de improvisar versos e poesias sobre motes da literatura de cordel e do côco de embolada, que as personagens Carmem Elsa e Cícera Fransquinha se apresentam, trazendo consigo a ingenuidade dos palhaços tradicionais sob a forma simples e escrachada da mulher do sertão. Elas carregam a força de sua expressão popular com desafios e muita descontração sob um imenso céu de estrelas e, bem abaixo delas, um velho picadeiro, improvisado com refletores de lua e sol. Palco de Areia que se renova todo dia em cada sorriso de um novo lugar.

CONCEPÇÃO, DIREÇÃO, ATUAÇÃO E PESQUISA:

Josy Correia e Júlia Fiuza.

 

 

TEXTO

Josy Correia

 

MÚSICAS

Cancioneiro tradicional                     

 

EMBOLADAS

Josy Correia, Lindalva e Terezinha, Zé Calixto e Marreco

 

FIGURINO                                             ADEREÇOS

Carol Rocha                                         O grupo

 

TECNICO 1 – Registro (Áudio\vídeo)

Edmar Cândido

 

TÉCNICO 2 - Som e iluminação (road)

Daniel Alyson

 

Duração: 50 minutos

Produção: Cia. Catirina

Um comentário: