domingo, 31 de outubro de 2010

Descrição e Justificativa


DESCRIÇÃO

O projeto PALCO DE AREIA promove um novo significado para o espaço\rua através de apresentações do espetáculo “AS CATIRINAS – Uma comédia tradicional popular” em comunidades litorâneas e colônias de pescadores a partir da costa leste do Ceará, comemorando os oito anos de pesquisa, atuação e criação artística da Cia. Catirina.
O espetáculo, que em sua trajetória já se utilizou dos mais variados espaços alternativos (ruas, praças, salas, galpões, anfiteatros, terreiros, tablados) se dispõe, a experimentação de novo espaço multiplicador, encontrando no solo salgado da areia do mar, a composição perfeita de um cenário original: autênticos palcos de areia moldados pela natureza nativa e dividida com o povo acolhedor da região, percorrendo as mais belas praias brasileiras.



JUSTIFICATIVA

Observando a situação social dos municípios costeiros que compõem o litoral cearense e demais litorais da costa brasileira, percebemos estimativas nada empolgantes quando tratamos de fatores relacionados ao seu desenvolvimento humano e cultural, apesar das ricas expressões tradicionais encontradas na região desde nossos antepassados indígenas. Este quadro não poderia ser diferente a partir da constatação de que, o acesso a educação e aos bens culturais e serviços em municípios de menor porte nem sempre se desenvolve sobre políticas públicas de descentralização sólidas, especialmente nas regiões litorâneas.
Acreditamos que, a partir da observação do crescente aumento no número de campanhas e incentivos governamentais para a circulação da cultura em regiões do semi-árido\sertão nordestino e de outras regiões brasileiras, temos um governo mais atento as questões de desenvolvimento humano de sua nação – um fator extremamente positivo – mas que não deve esquecer-se da importância de mecanismos renováveis e contínuos, calcados na distribuição extremamente abrangente de suas ações, quando cidades costeiras são muitas vezes privadas do acesso a cultura e educação. Ainda mais quando tratamos de intercâmbios, formação, incentivo e desenvolvimento artístico local.
 A fim de oportunizar a realização de tais ações e de promover a formação de novas platéias, democratizando o acesso cultural em comunidades populares muitas vezes isoladas, é que esta proposta se encalça, proporcionando a interlocução de um espetáculo teatral que tem a cara de nosso povo.
O projeto PALCO DE AREIA comemora esta interlocução com um novo significado para o espaço\rua: a beira-mar, proporcionando o contato próximo, direto e interativo das populações costeiras atendidas e sua identificação com a temática abordada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário